A indústria gráfica é um dos ramos mais importantes para o funcionamento da economia no país. A Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que é muito importante que as pessoas compreendam melhor sobre o que envolve os trabalhos realizados nesse ramo de trabalho. Mas você já sabia que existem diferenças entre as gráficas rápidas e a gráfica industrial. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo o artigo!
Conheça a indústria gráfica
A indústria gráfica tem a sua história iniciada a partir da invenção da imprensa por Johannes Gutenberg. Segundo a Leograf Gráfica e Editora LTDA, desde então as técnicas de impressão foram aperfeiçoadas e popularizadas em todo o mundo. Com isso, as indústrias gráficas se espalharam em todos os países do globo e, hoje, elas atuam com o objetivo de oferecer produtos personalizados e impressos para diversos setores.
Com seu crescimento e desenvolvimento, as empresas do setor das indústrias gráficas passaram a focar seus trabalhos para formas de impressão específicas e, por esse motivo, a Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita ser interessante entender melhor sobre as diferenças que existem entre os dois maiores tipos de gráficas para que você saiba qual a melhor para realizar a impressão de seus projetos. Veja a seguir:
Gráfica rápida
De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, o sistema de impressão das muito conhecidas gráficas rápidas segue um método de impressão digital, o qual é possível devido aos avanços tecnológicos na área. Sua maior diferença em relação às gráficas está no processo de impressão que é feito de uma única vez e dispensa os intermediários entre a tinta e o substrato.
Gráfica industrial
Muito conhecida como gráfica industrial, as empresas de impressão gráfica que seguem esse modelo trabalham com um sistema de impressão chamado de offset. Esse tipo de impressão surgiu a partir da última metade do século passado e é um processo de trabalho indireto, pois a impressão se dá pela utilização de matrizes de chapas de alumínio que são responsáveis por gravar e transferir as imagens para o substrato.
A Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita ser muito interessante saber que nesse sistema de impressão em offset as cores utilizadas são do sistema de CMYK e que elas são impressas uma de cada vez. Dessa forma, o resultado final é conseguido por meio da adição dos pigmentos de cores em sobreposição. Esse é o sistema mais utilizado na indústria gráfica e oferece um resultado com alta qualidade em diversos materiais.
A escolha do tipo de gráfica ideal
Depois de entender melhor sobre os tipos de indústrias gráficas existentes, a Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita ser importante analisar qual o seu projeto e entender que as impressões na gráfica rápida costumam ser realizadas em poucas tiragens, ou seja, em pouca quantidade. Por isso, entre em contato com as gráficas próximas a você e tire todas as suas dúvidas para realizar a melhor escolha.