A OpenAI aparentemente começou a preparação do modelo GPT-5, anunciou a empresa nesta terça-feira (28). Foi dado início ao treinamento do novo modelo generativo que pretende dar mais um passo em direção à inteligência artificial geral (AGI, na sigla em inglês).
Para complementar o desenvolvimento da nova ferramenta, o Conselho da OpenAI nomeou o Comitê de Segurança da empresa. O grupo será composto pelos diretores Bret Taylor (presidente), Adam D’Angelo, Nicole Seligman e Sam Altman (CEO da OpenAI).
“A OpenAI começou recentemente a treinar seu próximo modelo de fronteira e prevemos que os sistemas resultantes nos levarão ao próximo nível de capacidades em nosso caminho para a inteligência artificial geral”, anunciou a empresa. “Embora tenhamos orgulho de construir e lançar modelos líderes do setor em termos de capacidade e segurança, acolhemos com satisfação um debate robusto neste momento importante”, complementou.
O Comitê de Segurança terá como objetivo avaliar, desenvolver e aprofundar os processos e as travas de segurança da OpenAI ao longo dos próximos 90 dias. Após esse período, o grupo compartilhará as recomendações para todo o Conselho, que avaliará as conclusões e divulgará quais medidas de segurança serão implementadas.
Desenvolvimento longo
Além das figuras de liderança, o Comitê também contará com a participação de especialistas técnicos e de segurança, incluindo nomes como Aleksander Madry, Lilian Weng, John Schulman, Matt Knight e Jakub Pachocki.
O processo de desenvolvimento de um modelo de inteligência artificial é longo, então o possível GPT-5 só deve ser anunciado pela companhia em alguns meses — ou só no próximo ano. Não há previsão para o lançamento definitivo do modelo de linguagem.
Além disso, a OpenAI não deve ter pressa para inaugurar a tecnologia. Em maio deste ano, a empresa anunciou o GPT-4o, uma versão aperfeiçoada do GPT-4.0, ainda mais apto para compreender texto, imagens e voz.